segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Quatro rápidas convicções olímpicas

Não é todo dia que pode ser iniciado com uma corrida no famoso Hyde Park de Londres na expectativa de, em seguida, partir para o estádio olímpico.

Foi o que aconteceu hoje: cerca de 12 quilômetros muito bem treinados de fartlek, alternando os ritmos de acordo com o tempo; 2.40 rápido e 1.50 lento.

Londres é uma cidade que respira olimpíadas.
Vê-se os principais pontos turísticos rodeados de símbolos olímpicos.
Pessoas de todas as nacionalidades do mundo andando nos metrôs.
Voluntários trabalhando incansavelmente nas mais diversas funções.

Assistir tudo ao vivo tem seus problemas - no estádio olímpico hoje, assistindo o atletismo, gostaria muito de contar com o replay. Vi pouco da maratona e do triatlon devido ao espaço dividido com a multidão. E mesmo no voleibol e no basquete a visão não era das melhores como a TV proporciona.
Mas estar aqui é muito mais que isso - é caminhar pelo parque olímpico e encontrar atletas do mundo inteiro, é sentir uma energia incrível de pessoas que sabem que estão fazendo parte do maior de todos os eventos esportivos, é o sentimento de pegar um metrô lotado de agasalhos (em pleno verão!) de diferentes cores com um mesmo rumo: o parque olímpico.

Estar aqui me faz ter uma primeira conviccão: a parte mais difícil da vida consiste em identificar os seus sonhos. Uma vez feito isso, o resto fica fácil - porque quando você quer de verdade, quando sonha de verdade, faz o que estiver ao alcance para estar lá, e não importa o quanto demore: há de ser realizado.

Felizmente realizei cedo, o que me faz um grande privilegiado. E nisso vem uma segunda convicção em que acredito: não deixe para depois aquilo que é importante e possível de ser feito hoje. Não há motivos para deixar para depois se você tem meios de realiza-lo. E sempre é possível encontra-lo.
Por exemplo, tive problemas em relação aos albergues que estavam muito caros devido ao período olímpico (1 libra = 3,50 reais) - arrisquei o tal do Couch Surfing (www.couchsurfing.org) e fui muito bem recebido sem gastar um centavo em vários desses dias olímpicos. Vale a pena tentar o Plano B, o Plano C, o D!

Utilizo aqui a palavra sonho para descrever um objetivo muito sublime. E minha terceira conviccão que hoje gostaria de compartilhar é que só existem dois tipos de pessoas no mundo: aquelas que já bem definiram os seus sonhos e aquelas que ainda não o fizeram.
Todos nós temos. Seres humanos são iávidos por conquistas, por buscar melhorar sempre.
E tenho certeza: quando é um sonho de verdade, nós podemos, porque naturalmente daremos nosso melhor para conseguir - e normalmente esse melhor é o suficiente.

Se ainda há tempo, uma quarta conviccão que gostaria de compartilhar é essa: acredito que a vida tende a tratar bem âqueles que dão o seu melhor no que fazem.

Acredito que é importante saber disso porque sim, existem sonhos que não são alcançados. Ninguém ganha sempre. E saber que realmente deu o seu melhor é o melhor conforto que poderia exsitir.

A foto abaixo representa a realização de um dos sonhos de vida, embora admita que ainda há formas de melhorá-lo...



2 comentários:

  1. Meu filho amado, quando você quer algo de verdade, quando não deixa de sonhar por nada neste mundo; leve o tempo que levar, você fazendo o que estiver ao seu alcance para chegar lá, não importa quanto tempo demore: há de ser realizado e isso serve pra tudo em nossas vidas. TU ÉS UM VENCEDOR! SEMPRE.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Rafa por tua força de vontade. Abraço Pinha.

    ResponderExcluir