quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Retrato do descaso do esporte na Ufsc

A Copa Unisinos é uma das poucas competições universitárias do sul do Brasil. E uma das mais tradicionais. Em 2012 estamos na edição de número 25. Para os alunos-atletas da UFSC, é uma das duas competições que podemos representar a Universidade durante o ano - a outra são os Jogos Universitários Catarinenses (JUCS).

Não é mais - em 2012, a UFSC não vai mais participar da tradicional competição. Quem vive o dia a dia da estrutura esportiva da Universidade não deveria se surpreender, tamanho é o descaso ao esporte na UFSC, cujo Centro de Desportos se auto-intitula Centro de Excelência Esportiva. Pode ser no meio acadêmico... quanto às instalações, elas estão longe de serem razoáveis. A maioria é precária.

Veja a pista de atletismo por exemplo. Mato cresce por todos os lados no meio da pista. Os equipamentos são todos muito velhos (os que estão funcionando, há modalidades do atletismo impraticáveis por falta de equipamento). A pista sintética é promessa desde que eu era aluno do primário. Treinamos no carvão, o que não é só ruim por atrapalhar o desempenho. Impossibilita, por exemplo, os treinos em dias de chuva, e quase sempre, nos dias seguintes a chuvas. Como se não bastasse, a pista vive fechada por ordens dos responsáveis pela manutenção. Vão fazer manutenção do que, se não há o que manter? Fui retirado do treino algumas vezes (inclusive aos finais de semana) por "treinar fora do horário autorizado". Não posso reclamar com os guardas. Eles só recebem ordens. Na verdade, não posso reclamar com ninguém. Seria uma reclamação tão humilhante que só consigo pensar que a culpa não pode ser de mais ninguém senão minha.

Não reclamamos da pista. Gostamos dela. Mesmo com a falta total de condições, treinamos todos os dias (que não chovem) por volta do meio-dia. Somos uma equipe formada, sobretudo, por amigos que gostam de treinar. Não qualquer esporte, mas atletismo especificamente, este que desde os tempos antigos é conhecido como esporte base e que representa a essência dos jogos olímpicos.
Nesses anos de formação de equipe, algumas conquistas vieram e foram resultado de muito suor nos treinos do meio-dia.

No mês passado (ago/2012) a equipe Masculina se sagrou campeã geral dos Jogos Universitários Catarinenses. A equipe feminina ficou em terceiro lugar. Alguns atletas, inclusive, conseguiram índice para representar a UFSC nos Jogos Universitários Brasileiros.  Em 2009 a Ufsc também já havia sido campeã no masculino. Em 2011, a Equipe feminina foi vice-campeã geral do JUCS. Na Unisinos, a referida competição que perdemos nossa credencial, a Ufsc está sempre entre as três primeiras universidades classificadas no Atletismo. É uma competição de alto nível técnico, com a presença de universidades de São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, e até do Uruguai.
Somos muito bem assessorados pelo nosso técnico Luiz Carlos Ratdke Jr (ex-aluno da Ufsc e maior medalhista da história da instituição em competições universitária). Antes, destaco também o ótimo trabalho realizado pelo Professor Jolmerson Carvalho, hoje realizando seu doutorado. Mas, infelizmente, são casos isolados de amor ao esporte. Assim como era o Prof. Paulo (CDS), que sempre chefiava a delegação da Ufsc nas competições universitárias e deixou o cargo após o JUCS de 2012. Mas falarei disso mais adiante.

Em todos esses anos levamos o nome da universidade para muitos lugares. Vencemos inúmeras competições. Representamos a Ufsc no estado e fora dele com um desempenho muito desproporcional às condições que a universidade nos ofereceu. Nunca recebemos nenhum tipo de reconhecimento. Mas nunca reclamamos. Treinamos por amor ao esporte e à equipe que formamos, não por qualquer tipo de reconhecimento.

Me refero aqui sempre ao atletismo porque é a modalide que pratico e conheço a realidade. Sei de outras equipes da Ufsc que alcançam bons resultados e devem estar igualmente chateadas com a não-participação na Unisinos de 2012. A Universidade, inclusive, alcançou no JUCS 2012 o troféu eficiência (considerando todas as universidades participantes no estado e todas as modalides).

Vamos agora aos fatos referentes à não-participação da Ufsc na Unisinos:

- A verba para a participação da delegação da Ufsc na Copa (que acontece em São Leopoldo) foi aprovada no orçamento.

- Como informei, o professor responsável por chefiar a delegação da Ufsc em todas as competições e por vários anos deixou o cargo após o JUCS (ago/2012). Não foi surpresa porque em todos esses anos e competições vimos muito esforço e amor ao esporte, mas falta de suporte e de uma verdadeira equipe de organização, o que, imagino, sempre gerou muito estresse e sobrecarga de funções. De qualquer forma, registro também um sincero muito obrigado por ter assumido essa incumbência em todos esses anos. A situação seria muito pior e há muito mais tempo não fossem essas nobres atitudes.

- A participação da Ufsc na Copa Unisinos foi vetada porque supostamente para lá os atletas iam para fazer festa - falta de comportamento, bebidas, etc. Tenho algumas perguntas aos responsáveis por essa decisão.

1. Vocês estavam lá em todos esses anos acompanhando?
2. Quantos atletas efetivamente foram com o intuito de não levar a competição à sério? A Ufsc enviou uma equipe estruturada para identificar essas pessoas? Quantos foram? Quem foram?
3. Quem são os responsáveis por formar as equipes competitivas da Ufsc? A responsabilidade de enviar os alunos não é da própria Universidade?
4. Na opinião dos senhores, as condições de treino e estrutura oferecidas para que os alunos formassem as equipes para representar a universidade... foi ótima, boa ou péssima?
5. Alguma vez algum dos senhores acompanhou um treino, ou uma vitória em competição, de algum desses alunos da Ufsc, alguns dos quais também estariam na Copa Unisinos desse ano? Algum dos senhores esteve na pista de atletismo, por exemplo, acompanhando as condições oferecidas aos atletas que lá treinam para representá-la dia após dia?
6. Vocês alguma vez consideraram o papel formador de educação da Universidade, e que simplesmente limitar a participação a todos os alunos demonstra por si só um descaso com esse papel?
7. Como foram as últimas edições da Copa Ufsc? Elas aconteceram? Qual foi o nível de organização e apoio ao esporte oferecido pela Universidade?
8. Quem é o país sede dos próximos Jogos Olímpicos?

Considerando que a Universidade forma, através dos coordenadores e técnicos, suas equipes;
Que a Universidade tem o papel de oferecer estrutura esportiva decente aos alunos, e uma estrutura de suporte para os mesmos nessas competições;
Que a Universidade é a responsável por exigir de seus alunos uma conduta de disciplina, espírito de equipe e competitivo;

Que em caso de algum atleta se exceder (como aliás acontece sempre em qualquer competição, inclusive em olimpíadas) deveria haver um responsável da Ufsc em identificar esse (s) atleta (s) e puní-lo de acordo com os meios cabíveis. Ora, a Universidade não consegue identificar tais pessoas. É culpa dos atletas que esperam essa competição o ano todo esse descaso todo?

A verdade, meus amigos, é que a Universidade toma a decisão mais fácil.
Não há uma equipe, sequer um responsável, para assumir a chefia de delegação nos eventos universitários. Há informações, como sempre, de bebedeiras, baladas, etc. Há informações também de algumas vitórias, algumas medalhas. Mas isso não deve ser relevante. O relevante é quem faz coisa errada. O papel formador da Universidade, o papel educativo, é deixado de lado. Não se ensina ao aluno. Não se pune quem merece. Punem-se todos, e livremo-nos do problema de ter que levar a delegação para a Copa Unisinos 2012.

Não há justiça. Não há um pingo de dedicação ou apoio ao esporte. Não há sequer o pingo de orgulho em ver alunos representando - e bem - a universidade nas competições.

Ao esporte na Ufsc, não há nada.

Há sim - um bando de loucos apaixonados - suando no carvão ao meio-dia pela simples paixão de suar, passando barreiras quebradas, desviando da grama. Mas esses não são importantes. Não fazem parte do centro de excelência desportiva.

E aqui temos um mini-retrato triste da realidade esportiva universitária do país sede das próximas olimpíadas. Será assim em outras Universidades?

E nós, apaixonados pela prática esportiva, tão nobre, solução para tantos problemas... continuamos dependendo de heróis isolados, assim como nosso país continua dependendo dos Cielos, Zanettis, Maggis e alguns outros.

Até quando?

----

Assinado por Rafael Maioral

Aluno e atleta da Ufsc
Vencedor de 5 medalhas nos Jogos Universitários Catarinenses de 2009, 2011 e 2012 e de 4 medalhas nas Copas Unisinos de 2009, 2010 e 2011. Em 2012, competindo pela Ufsc, fez o índice para os Jogos Universitários Brasileiros nos 1,500m e 5,000m.

Decepcionado, "aposentou-se" com esse texto.


18 comentários:

  1. Rafael, vi vc nas últimas semanas brigando muito por essa sua ideia e o admiro muito por isso.
    Realmente nosso esporte universitário ta muito longe de ter alguma estrutura e é indignante ver o governo gastando horrores com estádios para times de futebol.
    Entrei no time de futebol de campo da UFSC em 2008, era um projeto não muito recente mas ainda em crescimento, e pude acompanhar 4 anos da luta que se tem que fazer para conseguir poder representar a universidade no meio do esporte. Algo que deveria ser visto com orgulho pela universidade mas depois desse tempo todo eu percebi que era visto apenas como um favor. Aposentei-me do time de futebol da UFSC antes mesmo de me formar, tamanha a tristeza e desmotivação que estava desde a Unisinos de 2011.
    Considero os atletas do atletismo ainda mais prejudicados por esse nosso sistema injusto por se tratar de um esporte de alto rendimento assim como vc falou, e por acompanhar durante muitos treinos meus a galera dando o sangue nos treinamentos na pista.
    Infelizmente o que pude aprender com isso foi que no Brasil, ou escolhe estudar, ou "tenta" ser atleta. Os dois juntos me parece impossível.
    Um abraço e boa sorte na caminhada (ou na corrida)!
    Marcelo Borb
    Graduando em Engenharia Elétrica na UFSC
    Passou 4 anos tentando treinar futebol na ufsc, participando de 3 unisinos, 2 jucs e 2 jubs.

    ResponderExcluir
  2. É "moquirido", isso é um espelho da universidade, da nossa cultura brasileira. Mas isso é realmnte muito forte no CDS da UFSC (olha que eu nem estudo lá).
    Lá deveria ser uma fábrica Fordiana ao invés de um centro universitário de desportos. A maioria quer ser melhor do que os outros, sem se preocupar com o que será melhor para a instituição de ensino. E há falta de unidade. Eles jamais se preocuparão com a equipe, não há muitas equipes por lá. Todo mundo faz trabalho setorizado de linha de montagem. Ninguém substitui ninguém, ninguém sabe o que o outro faz.

    Pra reservar uma sala já é uma longa dor de cabeça, imagina ganhar investimento.

    Decepcionante mesmo.

    ResponderExcluir
  3. Marcelo, obrigado pelo seu comentário! como disse, falo pelo atletismo porque é o que vivencio, mas sei que a situação de descaso se repete com outras modalidades. Você disse tudo - deveria ser orgulho para a Universidade, mas é favor.

    Pelo menos até então nos deixavam fazer esse "favor", agora nem isso podemos mais.

    ResponderExcluir
  4. Muito boa a comparação do CDS com uma fábrica Fordiana. É bem como você falou Lili, trabalho especializado, ausência de unidade... sai alguém não tem ninguém pra substituir.

    É inacreditável que em um centro de excelência desportiva não tenha uma equipe, sequer uma alma, responsável pelas delegações competitivas da Ufsc.

    ResponderExcluir
  5. Faço as suas palavras as minhas. Sou academico do ultimo ano de medicina na ufsc, jogo basquete desde os 10 anos de idade. Joguei joguinhoos escolares, joguinhos abertos e jogos abertos por chapecó. Durante a faculdade senti na pele a vontade de jogar, mas não tinha apoio e estrutura para isso. Fomos campeões do intermed, jogos entre as faculdades de medicina do sul do país, em 2007, vice em 2008,2010 e 2011. Quando eu fazia fisioterapia na udesc, ao menos, eu podia treinar nas quadras fechadas e retirar um bola de basquete no meu nome e era responsável por ela. Aqui na ufsc esporte é tratado como coisa de vagabundo que nao quer estudar. É triste...

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pelo texto Rafael! Eu nem sou assim "atleta", mas realmente vejo CDS como um centro muito sucateado, infelizmente :(

    ResponderExcluir
  7. Cara... se não se importar posso encaminhar seu texto para uma amiga do jornalismo!?

    ResponderExcluir
  8. Juan, pode enviar sim! Inclusive se quiser colocá-la em contato comigo, eu pretendo até fazer um protesto nas próximas semanas, quero entregar aos responsáveis pela proibição da Ufsc de participar na Unisinos todas as medalhas que conquistei pela universidade nesses anos. Hoje percebo que não fez diferença nenhuma. Seria interessante se ela me acompanhasse e de repente até rolava uma boa matéria. Valeu. Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Encaminhei o site do blog pra ela... se ela nao puder publicar e ou acompanhar esse episodio certamente vai conhecer alguem que o faça... da uma PUTA de materia.... tristeza essa UFSC!!!

      Excluir
    2. Muito bom o texto.
      Mas acredito que essa proibição de participar de uma das poucas competições universitárias, não vem de hoje e simplesmente do nada. É algo longo, que vem da falta de responsabilidade de pessoas que se denominam "atletas".
      Ok, as condições disponibilizadas pela UFSC são ridículas, e completamente agressivas quanto aos atletas que realmente querem treinar.
      Times montados as pressas, com gente de fora, pois as condições de treinamento não atraem aqueles que jogaram desde a infância.
      Porém, muito do que está acontecendo é culpa dos próprios "atletas" que vão para farrear, existe horário para festa. Talvez se a mentalidade dos participantes fosse outra, isso não estivesse acontecendo e prejudicando pessoas/atletas como você.

      Excluir
  9. Respeito muito sua opinião meu amigo, sou professor de Ed. Física e não tenho nada a mais ver com a UFSC e nem com o esporte universitário, mas a muito tempo e devido a postura dos acadêmicos, eu sou contra verbas para esse tipo de atividade. Te digo que já fui em diversas unisinos e muitos jucs, inclusive como técnico, porém, por isso posso falar com propriedade, e minha opinião real é que vocês acadêmicos fogem da responsabilidade que é de grande parte sua. Existe sim festas e mais festas na unisinos, assim como no jucs, ou você como tantos outros nega? E 95% dos atletas que vão participam, ou não? E porque um bando de "adultos" críticos que são, precisam que a UFSC determine e escolha alguém para vigiar e escolher quem vai para competição e quem vai para festas. Isso é de responsabilidade dos atletas que são os mais interessados em viajar.
    Representar a UFSC? Se a própria universidade e os ditos professores doutores não se preocupam nem com a qualidade de suas publicações e pesquisas ridículas, porque se preocuparia em representatividade esportiva? Ainda mais com um bando de "jovens" que querem ir "jogar" por lazer mas principalmente se divertir em uma competição assim. Vocês tem que representar a si mesmos, e nada nem ninguém, porque a maioria quer apoio mas nunca a responsabilidade que esse apoio traz.
    Quanto a precariedade da estrutura esportiva, cobrem dos CAs, que se utilizassem 10% do esforço que fazem para organizar festas, e com esses 10% mobilizassem os estudantes pedindo uma reforma no CDS essa reforma viria com certeza.
    Esporte para fim educativo? Faça-me o favor, o que mais se vê em jogos da UFSC é o pessoal brigando e se desrespeitando. O próprio pessoal da Ed. Física não consegue nem dar o exemplo de organização esportiva e Fair Play, estão sempre brigando e mostrando total falta de exemplo.
    Então meu amigo, antes de reivindicar seus direitos, olhe bem os deveres que a maioria dos "atletas" deixou de praticar e lhe digo com certeza que se a grande maioria assumir este compromisso de lutar pelo que é realmente certo, a UFSC, em breve voltará a pagar ônibus e inscrições em competições as quais querem vocês participar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Heverton, primeiramente obrigado por expor sua opinião aqui, considero de grande valia um profissional de educação física escrever aqui o que pensa.
      Você escreveu muitas verdades - muitas sobretudo ressaltando o descaso que a Ufsc tem com o esporte. Como você mesmo disse, a Ufsc não está nem aí com representatividade esportiva. É justamente isso que acho errado. Não há estrutura, não há competição, não há uma equipe envolvida com representatividade. Veja, você comenta sobre cobrar dos CAs por melhores condições. Concordo em certa parte, porque, por outro lado, o esporte é algo tão importante, é tão formador de caráter e educação, que não deveríamos precisar cobrar isso de ninguém. Eu só acho que você se equivoca ao tratar os alunos como um bando de jovens que querem ir jogar por lazer e cujo principal objetivo é se divertir e ir para festa. Sim, vou negar o seu índice de 95% porque ele está superestimado.

      E a questão não é essa. É claro que tem gente que faz o que não deve, que abusa. Isso acontece nos jogos de colégio, de universidade, no brasileiro, no mundial e nas olimpíadas. Maus exemplos no esporte existem de monte. O que acontece, meu caro, é que hoje na Ufsc, em um centro de excelência esportiva, não existe uma equipe, sequer uma alma, para chefiar uma equipe na competição universitária, impor seriedade e disciplina, identificar e punir os abusos. É mais fácil proibir a participação de todos.

      Na equipe de atletismo da Ufsc, há um atleta que foi diversas vezes melhor do estado em sua prova. Temos atleta que ganhou medalha nos últimos Jogos Universitários Brasileiros representando a Ufsc. Há exemplos de atletas que estão entre os melhores do Estado em suas provas. Será que é só no atletismo? Duvido. Bons exemplos que querem competir existem em todas as equipes, aqui nos comentários é possível encontrar alguns.

      A verdade é que em uma Universidade que leve o esporte a sério haveria uma equipe formada por atletas também conscientes de seus deveres, haveria estrutura, reconhecimento. Festas, bebidas, baladas, continuariam havendo - com identificação dos responsáveis, e não proibição como foi feito, simplesmente atitude mais fácil e retrógrada.

      Excluir
    2. Meu nome é Pathrycia, faço engenharia e pratico handball há 15 anos, sendo 3 deles na UFSC. Participei de 2 JUCs e 2 Unisinus. Nosso time sempre passou por muitas dificuldades, porque os treinos eram mal divulgados, muitas vezes não havia um técnico dedicado somente a esta atividade e, com isso, a formação de um time completo era inviável. Ano passado, finalmente, o professor Daniel, com o apoio do Luciano, se voluntariou para treinar tanto o time feminino quanto o masculino. E olhe que coisa, foi exatamente na Unisinus de 2011 que os atletas da modalidade mostraram que não foram pra lá só pra brincar. O time feminino jogou contra equipes muito superiores, mas sempre com muita garra até o final. O masculino foi até as inesquecíveis semifinais, que geraram mais excitação do que muitas outras finais, só pela batalha que foi aquele jogo em que "os jovens que jogam por lazer" levaram o jogo aos acréscimos por duas vezes e ainda com empate tiveram que decidir nos pênaltis.
      Não saímos com nenhuma medalha, mas sim com algo superior: com o compromisso de voltar em 2012 e fazer acontecer. Dito e feito! Treinos em que antes não compareciam mais que 5 pessoas, contaram com até 15. Foram organizados amistosos para fortalecer a união do time em campo, treinos durante as férias de Julho e durante a greve de Agosto para preparar o time pro JUCs, bem como para não interromper o ritmo para a Unisinus, e por ai vai... Mas dai veio a bomba do que antes era só uma fofoca. A Unisinus não vai acontecer.
      Agora a gente entende, porque nunca se conseguia montar o time antes. Todo preparo jogado em vão.
      Esse foi só um comentário para representar o handball aqui no blog e também pra rebater esse preconceito já firmado na cabeça do professor sobre o nosso comportamento e comprometimento.
      Além de atleta da UFSC, também sou presidente de uma atlética da qual participo e ajudei a fundar há 2 anos. Essa atlética representa os alunos do CTC (Engenharia) em campeonatos fora do estado. Não somos a única na UFSC, existem outras 12, e muitas ainda estão em processo de fundação. Como o professor sugeriu, queríamos representar a nós mesmos e não a UFSC. Mas eis o que nos ocorre: o CDS manda editar um documento que proíbe qualquer entidade da UFSC de participar da Unisinus. Isso é possível, pois para se cadastrar devem ser fornecidos os dados da UFSC e essas informações nos foram vetadas. Só para constar, na USP existe a POLI, uma liga de atléticas de mais de 50 anos que representa a universidade na Unisinus sem menores problemas. Ou seja, a ideia de façam algo, não dependam da faculdade, já foi tentada, sem sucesso.
      Por fim, as atléticas estavam lutando para serem institucionalizadas, ou seja, para que fôssemos oficialmente reconhecidas pela universidade, assim como os CAs. Com isso, poderíamos agir independente de que pessoa estivesse no comando da reitoria. Este não é um processo imediato, porém já estava encaminhado para ser ponto de discussão no CUn. Só para conseguir isso foi quase 1 ano. Desde a mudança de gestão da UFSC, todos os projetos das atléticas foram vetados, os apoios para participar de campeonatos também e para ficar melhor, simplesmente arquivaram o processo de institucionalização, com a justificativa de que só agregaria custos à universidade e não tirariam nenhum proveito das nossas atividades. Como já disse, existe a POLI na UFSC, que conta com um centro desportivo exclusivo para as atléticas, com quadras de qualidade e espaço suficiente para serem praticadas as mais diversas modalidades, como natação, judô, esgrima...
      Dai vem o seu argumento de que se os CAs se movessem tudo aconteceria. A maioria das atléticas surgiu de pessoas que trabalhavam em CAs e decidiram se dedicar somente ao esporte e largar as festinhas. Bom, nós nos movemos e veja que as coisas só pioraram.

      A UFSC só fez cultivar o comportamento de vetar tudo que exija algum esforço.
      As coisas estão mudando sim. Os alunos tentam agir de forma passiva, racional e coerente, mas parece que é só no grito mesmo pra alguma coisa dar certo.

      Excluir
    3. Concordo com o Heverton, e apesar de todas as dificuldades, para os que não sabem, o time de Handebol masculino já foi para a final da Unisinos, não me lembro se campeão ou não, também já foi campeão do JUCS e JUBS, Assim como o time de futsal.
      só que muita gente não sabe disso, pois não temos histórico dos times dentro da própria ufsc.
      Acho que ao participar de uma competição, existe toda a responsabilidade, como atleta, não somente representando a ufsc.

      Excluir
    4. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  10. Estava pensando hoje mesmo em treinar na pista de atletismo da UFSC antes de ver esse texto, queria fazer um longo antes da maratona da caixa que estou querendo fazer, vendo que atletas são expulsos da pista ao treinar no final de semana fica complicado ir lá sem saber se vou ser interrompido no meio do treino.
    *Você* é um atleta sério e de nível alto, só de olhar para os tempos dá pra ver, mas a realidade do resto da UFSC é outra. Gostaria de participar de provas curtas e de meio-fundo, já pensei N vezes em ir atrás de atlética e sempre desisto. Todas as informações que vejo são relacionadas à festas, as fotos são em boa parte de gente bebendo. Mas bem, estamos no país da lei de gerson, onde jogador de futebol promove cigarro então essas pessoas acham normal que a foto de uma atlética seja todos os alunos com uma caneca no pescoço ou latinha de cerveja na mão.
    É uma pena que gente que pratica o esporte de forma séria como você seja prejudicado dessa forma, é horrível também que não exista infra-estrutura e apoio suficiente pra que mais *atletas* representem a UFSC, por fim acho que os péssimos exemplos que temos não deveriam influenciar nas oportunidades que devem ser dadas aos bons.

    ResponderExcluir
  11. Matheus, obrigado pelo comentário! Você escreveu um resumo do texto todo: "acho que os péssimos exemplos que temos não deveriam influenciar nas oportunidades que devem ser dadas aos bons".

    Apareça na pista para treinar conosco, estamos lá todos os dias ao 12h (mesmo que eu não esteja, alguém da equipe vai te receber).

    Grande abraço.

    ResponderExcluir