domingo, 4 de novembro de 2012

3,500 Quilômetros depois...

No sol, e na chuva. De dia, de tarde, de noite, até de madrugada. Com fortes ventos. Corrida leve, solta. Intervalados intensos. Fartleks intermináveis. Na areia, na trilha, no asfalto.
De todos os jeitos. Foram cerca de 3,500 quilômetros percorridos em 2012.

Ano em que já alcancei minhas melhores marcas pessoais. Venci o 10 km na Maratona de Santa Catarina, a Corrida pela Vida, fui vice-campeão catarinense universitário, fiz índice para o Brasileiro Universitário.

Conquistas que vieram com muito suor, muito treino, dedicação e disciplina. Falhei em alguns aspectos. Alimentação esteve longe de ser exemplar. Poderia ter dormido mais. Mas fiz o melhor que pude dentro das minhas condições e chegou a hora de ver onde posso chegar em 2012.

Agora é pra valer - terça-feira viajo para os Jogos Abertos de Santa Catarina, representando o município de São José. Vou competir os 5,000m na quarta-feira de tarde, e os 1,500m na sexta-feira, também no período da tarde.

Estarei correndo contra os melhores atletas do estado, e alguns até melhores do Brasil, que são contratados de outros estados. Sou mero figurante. O verdadeiro atletismo de alto rendimento acontece na pista, e não nas competições de rua que se multiplicam pelo país e distribuem a participação dos atletas de elite, tornando-as pouco competitivas.

Na pista não tem jeito - é só canela fina. É volta atrás de volta correndo no limite e vendo alguns dos adversários se desgarrarem do pelotão.

Poderia escrever sobre meus objetivos para os Jogos e dizer que tenho a meta de chegar entre os 8, ou de baixar minhas marcas pessoais, correr o 5,000m abaixo de 16 minutos, o 1,500m abaixo de 4'10".

Mas resumo tudo isso dizendo o seguinte.

Meu objetivo é um só: atingir o meu limite. Chegar ao final e sentir que não sobrou absolutamente nada. Que corri até a última gota.

Estou muito feliz de ter saúde, de não ter me lesionado durante o ano inteiro e de me sentir bem preparado para hoje poder dizer que tenho totais condições de atingir esse objetivo. 

Estou longe, muito longe, de sonhos futuros. E essa semana em Caçador, na disputa dos Jogos Abertos, descobrindo um novo limite, espero que me aproxime uma gota a mais desses sonhos.

Resumindo pela frase do lendário corredor Steve Prefontaine:

"The only good race pace is suicide pace. And today looks like a good day to die".

Vem, JASC.

2 comentários:

  1. Parabéns Rafa, e que você possa extrapolar essa meta de ir até o seu limite para todas as coisas na tua vida. Estarei torcendo para que alcances essa meta.

    É claro que também estarei torcendo por um ouro (mesmo que não acredites nele pelo realismo). Faz parte dos amigos quererem e esperarem o melhor, estando sempre prontos para comemorar o que vier!

    Lise

    ResponderExcluir
  2. Estaremos juntos em pelo menos uma dessas 2 provas Rafa... "Superaremos esse desafio juntos, ou morreremos tentando!"... Sexta feira, quando voltarmos a realidade após o branco no final da prova dos 1500m, iremos nos cumprimentar e comentar um para o outro "EU CONSEGUI!" E na semana seguinte marcamos alguma corrida, para conversar sobre os jogos... Boas provas e supere-se sempre!

    ResponderExcluir