domingo, 2 de dezembro de 2012

Vitória em Angelina e 4 Lugar na Funcional Run

Em minha última postagem escrevi sobre o Circuito Pague Menos e a profusão das corridas de rua em Florianópolis e região. Essa prova me impressionou pelo kit de prova com muitos produtos, de fato foi uma das provas de melhor estrutura e organização que já tivemos. 

Entretanto também tive o ambíguo sentimento de sentir saudade de corridas menos "pop". Em alguns momentos, sinto que correr deixou de ser o maior atrativo de algumas dessas provas.

Esse fim de semana tive o sentimento renovado com duas competições que, cada uma ao seu estilo, foram focadas naquele corredor mais apaixonado.

ANGELINA

Em Angelina, no sábado, uma prova com vários atrativos. Largada de tarde, percurso com morros, jantar alemão para os corredores ao final da prova, sorteio de brindes e, principalmente clima acolhedor. Não só dos moradores, mas da própria organização. Não parecia uma corrida, mas um encontro de amigos que  reservaram seu sábado para fazer aquilo que mais gostam - correr.

Fiquei sabendo dela através da página intitulada Loucos por Corrida no facebook, e de fato esse foi o espírito que imperou naqueles atletas. Mostrou também que não é preciso um grande organizador, um grande patrocínio, ou kits de prova cheios de mimos para se fazer um ótimo evento. Diversos brindes foram sorteados entre os atletas e o jantar de prova gerou uma confraternização que me lembrou os velhos tempos de Maratona de Blumenau, em que ia acompanhar o meu pai e na época meu momento mais aguardado era o jantar entre os atletas.
Uma prova ideal que fizemos entre amigos da Integral Assessoria Esportiva, passeio agradável desde a saída de micro-ônibus até o "café colonial" realizado pela equipe antes e depois da prova, um verdadeiro luxo! Aliás, um orgulho de fazer parte desse time de amigos Integrais, e é a eles que dedico minha vitória na prova.

Quanto ao percurso em si, larguei com intuito de fazer um pace de 3.20 min/km. Sabia que o único atleta que corria na minha frente era dos 10 km, e logo na virada vi que estávamos muito a frente do grupo que vinha atrás. Por volta de 3,5 km, alcancei o Diogo Trindade, que vinha liderando os 10 km. Corremos uns 500m lado a lado, conversando, e por volta do km 4 decidi seguir adiante e fiquei sozinho até a chegada. Prova tranquila com o tempo final de 16m53s, tempo que me deixou feliz pelo nível de esforço não ter sido tão alto, e pelo sobe e desce no percurso. Apesar da falta de competitividade, é sempre bacana correr na frente em percurso de ida e volta, e ser incentivado pelos atletas que estão indo. Sempre estou bastante concentrado na prova e não costumo responder os incentivos, mas todos eles são muito importantes e deixo aqui meu registro e muito obrigado.

Claro que problemas existiram. A premiação, por exemplo, poderia ter sido realizada durante o próprio jantar. A sinalização na largada / chegada estava muito confusa, havia dois pórticos de largada, e eu cheguei a parar na praça de chegada perguntando se a chegada era ali mesmo, para então descobrir que deveria entrar numa rua adiante (e após a chegada percebi que muitos atletas acabaram entrando na rua errada, realmente estava confuso). 
Provavelmente foi uma prova com mais problemas que o Circuito Pague menos e outras tantas em Floripa esse ano... mas com uma característica fundamental: foi uma prova com alma e paixão de corredor, e por isso muito acima das últimas que participei.


---

FUNCIONAL RUN


Com algumas horas de descanso - a largada em Angrlina havia sido às 16h de sábado, e a Funcional Run largou ás 7h de domingo, não tinha boas expectativas de tempo para essa prova. No sábado, antes de ir para Angelina, busquei o kit que me impressionou pelo minimalismo dado um organizador tão forte quanto a Funcional Life. Apenas um chip e camiseta, e nada mais.

O que me fez gostar dessa prova é que ela tinha tudo para ser uma coisa e foi outra. Tinha tudo para ser uma prova no estilo Track&Field / Pague Menos, mas foi justamente o contrário, focada e feita para o corredor de alta performance.

Pode não ter agradado muita gente, mas Floripa precisava de uma prova assim. E não falo apenas da premiação, a maior que a cidade já teve em uma corrida do tipo, mas pelo destaque técnico da prova - aferida pela Confederação Brasileira de Atletismo e cujo diretor técnico, Prof Jolmerson de Carvalho, sem dúvidas uma das pessoas que mais entendem de Atletismo na cidade.

O resultado foi uma competição de alto nível, com atletas top de diversos estados, quilometragem marcada corretamente, muitos voluntários envolvidos (alunos da Ed.Física da Universidade Federal), hidratação e massagem ao final.

Os 5 km não possuíam premiação em dinheiro, mas diversos serviços na clínica Funcional Life, referência na cidade.

Dessa vez, com maior competitividade, larguei mais forte que em Angelina, passando o primeiro quilômetro em 3.11 min/km. Via apenas três corredores na minha frente, mas não tive forças para tirar a diferença, aparentemente pequena, mas gigante na hora da prova. Não cheguei ao meu limite, provavelmente porque nas últimas semanas fiquei praticamente dez dias sem correr tratando de uma lesão no abdomen, então, sem os tiros de alta intensidade, fica mais difícil chegar próximo do limite. E é claro, ter corrido ontem em Angelina tornaram as coisas mais difíceis. Fechei em 16m28s (tempo do relógio) com pace médio de 3.17 min/km.

Durante a prova o atleta Diogo Trindade, o mesmo de Angelina, resolveu trocar sua inscrição dos 10 km para os 5 km. O problema é que ninguém foi avisado e os números eram diferentes.  Cheguei alguns segundos atrás do Diogo, e ao vê-lo no retorno, não imaginava que o mesmo estaria disputando posição comigo, pois estava com o número de cor diferente. O problema é que a premiação ia apenas até o quarto lugar, o que é uma das críticas que faço à prova. Onde já se viu, premiação até o quarto lugar?! Não sei, muito estranho. Fui reclamar do fato à organização, não pelo Diogo, mas porque é inaceitável que a organização faça a mudança na hora, contra o regulamento, e ainda não troque o número do atleta. Ao final, subi no pódio em quarto lugar, mas ao conversar com a organização conseguimos que o Diogo também fosse chamado ao pódio, e resolvi dar de presente a ele minha premiação, de R$ 668,00 por serviços na clínica. Sei que o Diogo não fez a troca por mal, mas pelo cansaço do dia anterior. E mesmo estando fora do regulamento, resolvi doar o prêmio porque conheço o atleta e sua história, e com certeza ele vai usufruir melhor que eu dos serviços.

Terminei a prova satisfeito pelo quarto lugar e feliz pela boa ação realizada, além, é claro, de dois pódio no fim de semana, afinal, não é todo dia que isso acontece.

Algumas fotos dos eventos:

Premiação na Funcional Run, que dei de presente a um amigo corredor e adversário.

O pódio dos 5 km na Funcional Run


Chegando na Funcional Run, em 16.28.

Imagem aérea da prova em Angelina.

Metros finais em Angelina.

2 comentários:

  1. Rafael, estás com toda toda razão. Faltou o staff orientando ali naquela rua. Pior que estava escalado. Enfim só me cabe pedir desculpas e agradecer a tua presença, atletas do teu nível sempre engrandecem um evento. Abraço.
    Renato - Organização.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelas corridas e por estar pegando um pouco mais leve para se recuperar.
    A Kênia comentou esses problemas de sinalização que quem sabe em próximas etapas a cidade se estruture melhor.

    Fico muito orgulhosa do teu jesto! Parabéns!!!

    Lise

    ResponderExcluir