domingo, 6 de janeiro de 2013

Por que vou fazer o Ironman

Na última postagem disse que tinha dois objetivos para 2012. Um deles é superar minhas marcas pessoais em todas as distâncias que competir, e disse que a outra era um projeto mais pessoal e intimista.

Revelo-o agora aos que não sabiam - estarei competindo o Ironman 2013. Não sou triatleta. Sou atleta de atletismo, de provas de fundo, dos 1,500m à Maratona. Não pretendo me tornar triatleta. Pretendo treinar, e competir o Ironman como atleta de atletismo que tem o sonho de terminar um Ironman. Simples assim. Tanto que o nome do blog continuará o mesmo - dores e glórias do atletismo de alto rendimento, pois é isso que permanecerei fazendo - treinando atletismo em alto rendimento, e não Ironman em alto rendimento, pois embora treine natação e pedal, não busco outra coisa senão terminá-lo em qual seja o tempo e classificação.

Certo, e o por que disso?

Essa história começa há alguns anos, em 2001, data do primeiro Ironman em Florianópolis.
Naquela época, aos 12 anos, eu fiquei impressionado com a existência de uma competição daquele tamanho. Meu principal parâmetro eram as maratonas, e fiquei impressionado ao saber que era possível correr uma maratona após nadar 3,8 km e pedalar 180 km. Aqueles atletas pareciam super-heróis - e desde aquele dia prometi que um dia eu tentaria ser um.

Cheguei a competir em provas de Triatlon, mas minha paixão é e sempre será a corrida. É o que mais gosto de fazer, e talvez por isso mesmo, o que faço de melhor - natação e pedal nunca foram meu forte.

Fui crescendo e em todos os anos acompanhava o Ironman em Floripa, sempre me impressionando e me emocionando com a chegada dos atletas. Sobretudo no ano passado me emocionei muito ao acompanhar a chegada de um atleta deficiente que compete junto com seu irmão. 

Mas só isso não seria suficiente, admito, para encarar esse desafio, ainda mais em época que tenho melhorado gradativamente na corrida.

E aí que entra em cena um fator pessoal muito forte e definitivo, do qual aqui não vou comentar antes que seja a hora, mas prometo que todos os leitores desse espaço ficarão sabendo quando for a hora certa de revelar esse segredo, que é o principal motivo de eu competir no Ironman em 2013.

Treinar para nadar 3,8 km, pedalar 180 km e correr 42km195m exige um nível de motivação, disciplina e inspiração que creio que podem me ajudar muito para meus objetivos futuros. Acima de tudo é uma prova de endurance que penso ser 50% preparação física, e 50% preparação mental. Eu tenho sonhos que envolvem a corrida - e o Ironman pode me ajudar muito nisso.

Assim, são três, e apenas três, os motivos de eu encarar esse desafio.

O motivo número 1, revelarei quando chegar a hora.

O motivo número 2, é que o treinamento é tão duro, e a competição é um misto de mental e físico, que se eu conseguir terminar o Ironman, penso que depois dele estarei ainda mais motivado e preparado para alcançar meus objetivos na corrida.

O motivo número 3 é que eu tenho o Ironman como um sonho desde 2001, e considero como minha filosofia de vida ir atrás dos meus sonhos. Assim, vou atrás do Ironman para realizar um sonho, e fazer dele uma ponte para me aproximar de outros sonhos.


Sobre minha preparação:

Continuo fazendo uma preparação mais focada na corrida, até porque tenho objetivos em outras competições de atletismo antes e depois do Iron. Estou treinando corrida 6x por semana, e já iniciei os treinos de pedal e natação. O desafio é encaixar tudo isso com trabalho e mestrado. Mas vou conseguir.

Não tenho meta de tempo, desempenho ou classificação da mesma forma que tenho nas competições de atletismo. Minha meta é realizar um sonho, e para realizá-lo eu preciso terminar.

Sobre meus outros sonhos no esporte:

Falarei deles em uma próxima oportunidade. Tenho sonhos - alguns bem factíveis, outros um tanto utópicos e que eu sei que dificilmente irei alcançar, mas mesmo assim farei o meu melhor para chegar lá.

 1) Competir no Troféu Brasil. Factível daqui a alguns anos.

2) Vencer os Jogos Aberto de Santa Catarina. É difícil e estou bem longe, mas factível daqui a alguns anos permanecendo o treinamento duro.

3) Ser campeão de uma maratona importante. Utópico.. mas não tanto quanto o item abaixo.

4) Representar o Brasil nos Jogos Olímpicos na Maratona (2020). Tenho consciência da utopia e do quão longe estou. Como o treinamento para chegar lá não é nada fácil, o Ironman é uma etapa a ser cumprida e que muito vai me ensinar sobre disciplina e desempenho mental durante a prova e os treinos.

5) Viajar e competir pelo mundo. Essa é pro futuro, daqui a uns 20 anos... como duas das minhas maiores paixões são viajar e correr, quero ser um quarentão, cinquentão e outros ´ão´ que corre e viaja por aí pelo mundo.

São cinco sonhos, e todos eles estão relacionado à corrida... poderia listar alguns outros que já realizei, e todos estes também relacionados a correr... mas existe um sonho que envolve pedal e natação. Bastante pedal. Bastante natação. E bastante corrida, claro. Algo que me fará melhor e mais forte nos desafios da vida, como atleta e como pessoa.

O Ironman Brasil 2013 já tem data marcada.

Será no dia 26 de maio.

E gostaria muito de contar com todos os meus amigos, todos aqueles que gostam de mim, a acompanharem e me darem força, e compartilharem comigo a realização de um sonho pessoal.

No dia 26 de maio vocês saberão o porquê de tudo isso.

Um comentário:

  1. Ok, dia 26 de maio iremos te prestigiar.

    Mas que história é essa de mestrado? Não ia viajar?
    (pareço uma mãe que só presta atenção na metade da covnersa)

    liliescreve.blogspot.com

    ResponderExcluir