quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Calorias ao dia

A quarta-feira de cinzas foi na verdade de muito sol e calor, e para mim de muito treinamento.
Aproveitei que não trabalhei e permaneço de férias no mestrado para fazer um dia de atleta profissional, embora esteja longe de ser um.

Acordei muito cedo para pedalar com a parceria do meu amigo Juan Silveira, que também se prepara para o Ironman.

Foram 50 quilômetros completados debaixo de muito sol (mesmo cedo já estava bem quente, e terminamos por volta das 10h já com 30 graus). Pedalando por volta de 33 km.h no plano, e 26 km.h nas subidas, com média final de 31 km.h - 1h36 de pedal. Foi um exercício intenso pelas condições de abafamento e sol, e porque em alguns momentos puxamos o ritmo acima de 35 km.h, o que digamos queima um pouco a musculatura.

Cheguei bem desidratado devido ao sol. Almocei e dormi, repondo as energias, pelo menos parcialmente.

Trabalhei em alguns relatórios - pois amanhã viajo à trabalho - e saí para correr já de noite.  Acabei fazendo mais que o previsto pois encontrei meu amigo Rodrigo Faraco, grande jornalista e maratonista e o acompanhei em seu treino. Não sei com exatidão a distância e o tempo pois a bateria do relógio acabou no meio, mas acredito que em torno de 17 quilômetros e cerca de 1h25 de corrida em ritmo lento.

Em casa comi e me reidratei rapidamente e fui para a terceira sessão do dia, natação.
Foi mais um relaxamento, até porque não tinha muito tempo para nadar pois a piscina do clube estava quase fechando. Mesmo assim nadei no total 1,3 km, também em ritmo lento, porém já bem cansado, ao fazer as viradas na piscina tive várias caibras e inclusive tive que alterar meu estilo de nado para evitar que elas voltassem. Senti caibras ao sair da piscina também.

Bom, no total fiz cerca de 3h40 de atividades físicas hoje.

Não dá pra repetir isso todo dia, sequer toda semana, pois fazer as três modalidades em um dia só gera um desgaste muito grande.

Mas ok, por que o título dessa postagem se chama "calorias ao dia"?

Pois estou assustado com meu consumo voraz de líquidos e comida. Meu metabolismo está alto e eu sinto que penso nisso o dia inteiro.

Recentemente consultei com uma nutricionista e estou aguardando meu plano ficar pronto.

Hoje tentei anotar o que consumi em termos de líquidos. Deem uma olhada e vejam se acreditam em mim.

Manhã cedo

Pré pedal (~6h45)

200 ml Café com Leite
300 ml Água

Durante pedal (~08h-10h)

500 ml Água

Pós pedal (~10h-12h)

500 ml Isotônico
500 ml água
400 ml suco de maçã (com soja)
500 ml suco de maracuja

Tarde - depois de acordar (~15h30)

200 ml café preto
200 ml água
300 ml de suco de maracuja

Tarde/noite - pré corrida (~18h)

200 ml água
300 ml suco de goiaba

Noite - pós corrida (~21h30 - 22h)

500 ml isotonico
300 ml água
375 ml "cha esportivo" (um produto de açaí com guaraná que comprei para experimentar)
400 ml de suco de goiaba 

Noite - pós natação (23h30 - 00h00)

300 ml de suco de goiaba (acabei com o que tinha sobrado na caixa)
300 ml de coca cola
500 ml de água (que estou bebendo aos poucos antes de dormir)


Resumindo

2,5L de água
1L de Isotonico
1L de suco de goiaba
800 ml de suco de maracujá
400 ml de suco de maçã
375 ml de cha esportivo
300 ml de coca cola
200 ml café com leite
200 ml café preto

Total aproximado - 7 litros.

Começo a pensar em quantas calorias gastei. Chutando umas 1,500 no pedal, mais umas 1,200 na corrida, mais umas 600 na natação, umas 3,300 calorias, fora as calorias "normais" - umas 3,000 talvez? O que dá um total de umas 6,300 calorias gastas.

1L de bebida pra cerca de 900 calorias?

Hmm...

Melhor nem falar de comida pra não ficar mais assustador do que já penso que está.

Um comentário:

  1. Sinceramente, Rafa. Estou orgulhosíssima. Eu até queimei calorias te imaginando aqui enquanto eu trabalhava.
    Mas não se assuste com a ingestão de líquidos. Acho ótimo pro que perdeste, afinal eu tenho tentado (nesse período de trabalho de 6 horas seguidas) ingerir no mínimo 750ml de água. Geralmente eu passo. E eu fico no ar condicionado (e para uma famosa mijona eu me controlo bem, porque acabo indo ao banheiro só quando vou ao vestiário).

    E eu diria que os sucos são líquidos, mas funcionam como lanches.

    ResponderExcluir