domingo, 10 de março de 2013

Quem me dera ser um peixe...

A natação é um esporte difícil. Muito diferente da bike, em que existe pouca técnica envolvida e é mais um esporte de força, nadar bem vai muito do jeito de como se nada, e nem tanto da força envolvida. Nadar no mar traz ainda outras dificuldades, como ter que vencer a corrente em certos momentos, lidar com o sal da água no corpo, brigar por espaço com peixes e águas vivas e, principalmente, tentar nadar com a orientação correta. Essa é a parte mais difícil. Tenho muita dificuldade de concentração no mar por ter a sensação de toda hora estar nadando na direção errada.

A natação é sem dúvidas a parte menos desgastante do Ironman. Mas talvez seja a mais difícil psicologicamente pela dificuldade de se sentir no controle da situação. Não é como ter os pés no chão ou confiar na sua bicicleta. O mar é traiçoeiro. Subestime-o, e ele acaba com você.

Neste sábado completei a travessia ida e volta da Ilha do Campeche aqui em Floripa. Em princípio a distância de 3,000m em linha reta, mas com certeza a falta de orientação e ter que nadar contra a corrente, especialmente na ida, tornou o percurso maior, talvez chegando a 3,500m, ou próximo da distância do Ironman.

No mar eu sinto que o esforço psicológico é maior que o físico. Mas ao final do treino o resultado do esforço começa a aparecer. A desidratação do mar é mais perigosa porque é menos perceptível. Os olhos me incomodavam bastante pelo sal que inevitavelmente entrou, mas pior que isso é o mal estar causado pelo mar, pois fico tonto e até com vontade de vomitar, acredito que porque acabo engolindo um pouco de água salgada.

Foram 3,500m de Natação e mais 7 de corrida; hoje mais um longo de 28 quilômetros de corrida. Não consegui fazer o pedal previsto, de modo que este tem sido meu maior problema, arranjar tempo para pedalar, uma vez que o pedal demanda muito tempo em cima da bike.

Espero corrigir esse problema nesta semana.

Entro nas duas semanas finais de preparação para a meia-maratona Internacional de Florianópolis no dia 24.

Então os treinos de corrida serão chave nestas duas semanas, visto que fora o Ironman considero esta competição bem importante por fazer parte de um dos meus dois objetivos de 2013, isto é, superar minhas marcas pessoais em todas as distâncias.

Não está sendo fácil, nem um pouco, e nunca me senti tão cansado, mas estou aproveitando e me divertindo como poucas vezes na vida durante este processo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário