segunda-feira, 1 de abril de 2013

Abril


Este post poderia se intitular de muitos jeitos, mas se chama simplesmente "Abril" como forma de respeito ao mês que se ergue diante de mim como um desafio que pode representar o fim de um ciclo, o chefe final da última fase do jogo.

Sou Davi, abril é Golias.

Tenho que me resguardar nas parábolas na expectativa que o improvável se repita e consiga superá-lo.

Desde 2007, ano em que entrei na faculdade, venho vivendo uma fase que defino como abraçar o mundo. Não me contentei com uma, fui fazer logo duas. Comecei na Administração e no Jornalismo, larguei este último e fui para a Engenharia enquanto continuava com a Administração. Esta terminei depois de passar por empresa júnior, atlética acadêmica, diretório acadêmico, estágio, intercâmbio para a França, bolsa de monitoria e manutenção da minha vida de atleta.

Quando me formei, passei em uma seleção do Sebrae e comecei a trabalhar, longe, entretanto, de sair desse ritmo frenético que chega no seu auge nesse mês de abril de 2013.

Se em 2010 realizei meu sonho de morar na França, em 2011 de competir a Maratona de Nova York e 2012 assistir as Olimpíadas de Londres, decidi que 2013 seria o ano do Ironman, a competição mais dura e que mais me meteu medo em toda a minha vida, e cujo treinamento por si só exigiria mais tempo do que tenho disponível ainda que fosse o único foco do momento.

O projeto em que trabalho no Sebrae há mais de um ano entra em seus momentos decisivos e abril será o mês de mais trabalho desde que iniciei.

Resolvi começar a fazer mestrado também, e começou devagarinho, foi esquentando, e hoje também vem exigindo bastante de mim.

E comecei uma sociedade em uma empresa, a Integral, que de um ano pra cá dobrou de tamanho e vem exigindo bastante de mim, sobretudo com o lançamento recente de um programa de marketing que venho gerenciando.

Sinto que nunca fiz tanto e que só estou conseguindo pois há seis anos iniciei esse treinamento que hoje atingiu seu nível máximo. Não nego que estou extremamente cansado e esgotado e testando os limites da minha mente. E abril é a prova final de um ciclo que iniciou há seis anos e que está próximo de terminar, pois em breve estarei colocando na prática uma mudança de concepção do abraçar o mundo para abraçar focos.

Mas por que abril?

Hoje é dia 01, e sinto que começo um processo de prender a respiração que vai durar até às 23h59 do dia 30. São trinta dias decisivos.

Abril é o mês que atletas se tornam aptos a terminar o Ironman. Comigo não será diferente. Não me sinto preparado ainda. Hei de passar por abril para que me torne apto a realizar esse sonho. É o mês mais duro de treinamento, mais difícil que o próprio Ironman. Serão cerca de 1,000 quilômetros de ciclismo, 350 quilômetros de corrida e mais de 25,000m de natação.
Não sairei a noite, dormirei no mínimo 8 horas por dia, farei duas sessões de fisioterapia por semana para aguentar o tranco. Chocolates, resquícios da páscoa, só depois de 26 de maio. Vai ser pauleira.

Tenho que entregar resultados importantes no trabalho com prazo para 30 de abril, os quais me exigirão muitas viagens onde tenho que esquecer todos os demais objetivos e focar somente no trabalho, para tornar o tempo eficiente e poder atingir os resultados.

No mestrado terei que escrever artigos, definir a dissertação, fazer inúmeros trabalhos que gastarão tempo e o que restar do meu mental.

E a Integral passou por mudanças importantes com seu crescimento que exigirão uma participação grande em abril.

Abril é Golias, não sei se vou conseguir.

Irá tudo desmoronar agora que cheguei tão longe?

Nada posso fazer além de oferecer o melhor que puder. E se em abril descobrir meu limite, mesmo que próximo do fim, terei que saber fazer escolhas.

Abril - só vejo você à frente.

Passei seis anos treinando e estou preparado para a guerra.

7 comentários:

  1. Oi Rafa,
    Bom só pra te dar um tok, o signo regente de Abril é ÁRIES, na mitologia Ares, deus da guerra. Então aproveita esse mês que todos nós temos uma forcinha do cosmos.
    Pra mim Abril é mês de Volta a Ilha, e mesmo tendo a sensação que não estou preparada o suficiente tenho uma certeza só: Vou com tudo.
    Poxa, se der escreve aí, pois não tens noção de como esse blog me influencia positivamente.
    Boa sorte guerreiro!

    Abraço,
    Yara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. valeu Yara, como sempre muito legal saber do teu apreço pelo blog. Confesso que não sou dos que creem em astrologia e cosmos, mas nessas horas vale tudo! Então que venha a ajuda do Deus da guerra Ares, que eu to aceitando! Valeu!

      Excluir
  2. Rafa, tu vais conseguir...dia 30 vai chegar e vai ter passado voando....estarás exausto, mas feliz! Boto é!!!
    E nas questões acadêmicas, podes contar com teu 'trio', ou o que resta dele, no caso eu e Cibeli, para o que precisares!!! :)

    Beijo!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. valeu Nath, pela força. Venceremos sim, e venceremos juntos. Gde abraço!

      Excluir
  3. Abraçar o mundo é só para quem tem grandes objetivos, e abraçar o mundo por 6 anos, sem largar o osso, é para poucos. Eu também tento abraçar o mundo, mas não como você está fazendo, pois treinar atletismo, triatlo, fazer mestrado e ter 2 trabalhos, isso sim é o verdadeiro desafio, o IRONMAN será representado como um ponto final de ciclo. E assim como será para você, será para mim também, estou treinando desde os 6 anos de idade, desde os 12 anos estou competindo, desde os 15 fazendo maratonas, e desde os 16 treinando para um dia fazer o IRONMAN, e esse ano chegou para nós, chegou junto em 2013, o ano em que decidi mudar o mundo, ou pelo menos tentar mudar a forma como eu vivo no mundo, de qualquer forma um ano de mudanças, e se tudo correr do jeito que previ, o sucesso de nossas novas vidas dará o seu maior passo no final de tarde do dia 26 de maio de 2013, dia que abraçaremos o mundo de uma forma especial, fechando um ciclo muito importante para nossa história. E disse tudo isso para comentar que Abril é o que nos separa deste objetivo, faremos a diferença, sobreviveremos abril, sobreviveremos maio, e dia 26 de maio faremos história, não para os outros, mas histórias para nós mesmo, e o orgulho que sentiremos ao passar pela linha de chegada, será o combustível que nos moverá e nos motivará, em todos os momentos do resto de nossas vidas.

    FORÇA MAIORAL, VOCÊ NÃO ESTÁ SOZINHO, ESTAMOS TODOS COM VOCÊ!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. meu amigo, obrigado pela mensagem motivadora, li ela antes do pedal de hj e mandei ver. Não tá sendo fácil, mas venceremos. Como você mesmo diz, uma grande vitória pessoal, uma grande história para nós mesmos, e se conseguirmos servir de exemplo para algumas pessoas de 'brinde', que bom, pois o caminho do esporte é sem dúvida dos melhores que existem.
      E não esqueci daquela tua frase, o imponderável há de nos colocar juntos nessa linha de chegada.
      vamo que vamo... e vamo que vamo como nunca. Força!!

      Excluir
  4. Meu filho muito mais que amado,

    Tu és Davi e abril é Golias.
    Golias (abril) é um gigante diante de Davi (tu); forte, imponente e desafiador. Davi sabe que tem que vencer várias batalhas para um dia conseguir derrotar Golias. A batalha do esforço, do esgotamento, das dores, do sofrimento e tantas outras. Mas Davi sabe que pode. Ele tem a força de Deus. Ele tem a promessa da vitória. É uma vitória pessoal é verdade, mas quero que saibas que estarei lá, torcendo muito e me sentindo tbm vitoriosa na tua chegada. Falta pouco, bom ânimo porque a linha de chegada está bem ali na frente. Que Deus te abençoe com muita força, saúde e com esse desejo indomável de competir.
    Tenho certeza que Ele estará contigo a cada braçada, a cada pedalada e a cada passo que darás nesse teu desafio; nessa tua guerra, porque DAVI VENCEU GOLIAS.

    ResponderExcluir