domingo, 3 de novembro de 2013

E o Oscar de melhor tênis de corrida vai para...


Sempre me perguntam por uma recomendação de bom tênis para corrida, e nessas horas vale aquela máxima de dizer que "tênis bom é aquele que seu pé se adapta". Isso é verdade. É fato que as gigantes do mercado esportivo, e outras marcas segmentadas, fazem produtos excelentes, com pouca variação de uma marca para a outra. 

Nesta minha vida de corredor, já testei diversas marcas: das gigantes Nike e Adidas às populares Asics e Mizuno, passando pelos modelos de triatlon como a K-Swiss, nacionais (Olympikus), segmentadas para corrida como New Balance e Skechers e até aquelas mais alternativas, de fãs inverterados, como Newton e Sprint.

A Nike faz tênis excelentes, sobretudo aqueles que não vem para o Brasil. Um exemplo é o FlyKnit Racer, um dos melhores tênis lançados no mercado. É uma empresa extremamente inovadora no que diz respeitos a calçados de corrida, afinal, a Nike começou assim, fazendo solados numa máquina de Wafer. 

A Adidas é forte em termos de performance. Em comparação com a Nike, acho eles muito superiores em termos de rendimento e muito inferiores em termos de conforto. Qual o melhor? Depende da ocasião, certamente.

Asics e Mizuno são as líderes no segmento Running no Brasil. Ganham até da Nike e da Adidas. A Asics é sobretudo forte no mundo inteiro. É líder nos Estados Unidos também. Já a Mizuno tem pouco espaço no concorrido mercado norte-americano. Entre as duas eu sempre usei mais Asics. Mas admito que acho os tênis de ambas as marcas bons, porém sem nada de especial. Em resumo, dificilmente você vai comprar um Asics ou um Mizuno ruins. Mas em minha opinião também é difícil achar algo que encha os olhos.

A New Balance tem um foco específico no mercado de corrida e vem se aproveitando de uma tendência no mercado americano, de se valorizar aquilo que é Made in USA, visto que a marca é a única globalmente famosa que produz tênis em solo americano. Acho a New Balance extremamente parecida com a Asics, com destaque para os modelos minimalistas da marca, como a série Minimus, que penso estarem acima da média.

A K-Swiss foi uma marca que usei muito no treinamento para o Ironman. Tênis extremamente confortável. Um dos meus preferidos, embora não tenha testado nenhum modelo de performance.

Quer um tênis apenas para caminhar, e não para correr? Não tenha dúvidas e compre um tênis da marca Skechers. Eles são insuperáveis no quesito conforto. Embora eles se vendam como uma marca para corrida, inclusive patrocinando um dos melhores maratonistas americanos, acho os modelos muito instáveis. São diferentes, sem dúvidas. Você reconhece um Skechers na hora, diferente de um Asics / New Balance por exemplo. Usei bastante o modelo Go Run. Extremamente flexível, extremamente confortável e um tênis rápido também... mas muito instável. Prefira eles para caminhar.

A Olympikus é uma marca nacional interessante e que consegue competir sobretudo pelo preço mais baixo, e por manter um bom nível de qualidade. Já testei dois modelos da marca, e achei ambos bem razoáveis. Na verdade os usei extensivamente, embora nunca para competição, apenas para treinos. Mais duros que o normal e nem tão confortáveis assim, mas penso que pelo preço até compensa.


A Sprint é uma marca produzida aqui no Brasil há alguns anos. Na verdade não se vende em lojas, e a única forma é através de representação de vendas ou compra pelo site deles (que nem sei se estão vendendo por lá ainda). Duas vantagens: extremamente confortáveis e muito baratos em relação ao resto do mercado. Considero melhor que Olympikus. Meu pai já fez mais de dez maratonas com eles... o que deve significar alguma coisa também. Ah, o forte deles não é o design.

Já a Newton, marca forte no território americano, e ainda pouco conhecida no Brasil (mas crescendo), vende tênis bem característicos, com forte apelo entre os triatletas (mas não tanto quanto a K-Swiss) e preço acima do mercado. Assim como o Skechers, você reconhece um Newton na primeira calçada. E de maneira ainda mais forte. Isso porque os tênis da marca te forçam a pisar com a ponta do pé, o que geraria uma maior economia de energia, segundo o marketing da marca, que aliás é muito bem feito. Quando comprei o tênis da marca, passei uma tarde testando modelos em uma loja em Nova York (na esteira da loja) e comprei o Newton porque achei o melhor de todos. Confesso que ele impressiona muito no primeiro dia, na primeira semana... e depois nem tanto. Assim como o Skechers, peca um pouco pela instabilidade.

Essa introdução toda foi só pra dizer que até então meu tênis preferido era da excelente marca Brooks (difíceis de achar por aqui), que usei para fazer minhas 8 maratonas e o Ironman. A Brooks é a marca número 2 nos Estados Unidos e a tendência é que roube o primeiro lugar da Asics já no próximo ano. Pois é, talvez você nunca tenha ouvido falar nela no Brasil... mas nos Estados Unidos ela vende mais que Adidas e Nike juntas, pelo menos nos tênis voltados para corrida. E isso porque eles são excelentes mesmo. Em conforto, estabilidade, rapidez... sobretudo os modelos da série T, que eu não abro mão. Tive dois modelos T-5, depois comprei um T-6, agora tenho um T-7 e comprarei um T-8 quando sair. Foram com esses modelos que fiz todas as minhas 8 maratonas e o Ironman. Fora outras diversas competições... E não me arrependo. A Brooks é simplesmente excelente e eu recomendo para qualquer corredor.



Eu continuo achando a Brooks excelente, mas ela foi destronada pela Saucony. Neste fim de semana aposentei meu par de Saucony Kinvara, e ele é tão bom, mas tão bom, que eu vim aqui fazer marketing de graça para essa empresa que produziu o melhor tênis de corrida que já usei na vida. O Kinvara é bom para treinos longos, para treinos de tiro, para competições, enfim. É bom pra qualquer coisa. Extremamente confortáveis, rápidos, estáveis. Belo design. O único ponto negativo é a durabilidade, que não é muito alta. Nas primeiras semanas ele não me impressionou tanto, mas os dias e os treinos foram passando e eu fui me adaptando de um jeito que nunca tinha acontecido antes. Nem com o Brooks.

Quando me pedirem uma recomendação de tênis de corrida... continuarei dizendo que o melhor é aquele que você se adapta. Mas se a discussão for além... irei dizer sem medo. O Saucony Kinvara é o tênis definitivo de corrida. É o melhor que usei até hoje. Pelo menos até o Brooks T-8...

27 comentários:

  1. Ótimo artigo Rafael. Ajudou muito. Parabéns!

    Everaldo Júnior

    ResponderExcluir
  2. Eu só havia comprado Asics até que experimentei um Saucony Type A5. Realmente é fenomenal! O perfilo é bem baixo e o tênis muito, muito leve. Eu peso 72 Kg. Não sei se suportaria alguém mais pesado. Bem já rodei com ele 150 Km até agora e o desgaste foi compatível (aparentemente pensei que o desgaste seria maior ou seja, a durabilidade seria menor). Tenho também um Asics Hyperspeed 5 que também é bem leve e já rodei com ele 450 Km. No momento são os dois melhores para mim mas depois de ler o post, devo experimentar um Kinvara.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. lescott, por muito tempo usei o HyperSpeed 4, conheço bem esse tênis. Como você gosta dele, você vai gostar bastante do Kinvara também. Inclusive vai utilizar o Kinvara para tipos de treinos mais variados que o HyperSpeed. Por exemplo, nunca usei o HyperSpeed para rodagens leves, mas o Kinvara eu acho bom até para regenerativos. Depois que experimentar me conte o que achou. Gde abraço.

      Excluir
  3. Este é o kinvara 2 ou o 3? :)

    ResponderExcluir
  4. Este Kinvara é o 3! A Saucony lançou o Kinvara 4 em 2013, mas ainda não testei, pois gostei tanto do 3 que comprei outro antes do lançamento do 4.

    ResponderExcluir
  5. Olá Rafael!
    Você tem alguma opinião ou referencia de alguem que já tenha corrido maratona com o energy boost ou com o new balance rc 1600?
    Parabéns pela matéria!
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já corri com o RC1600. Excelente tênis. Não experimentei para maratonas, mas fiz todas as minhas até hoje usando o Brooks T7 Racer, que tem medidas bem parecidas. Já o Energy Boost tem sido muito utilizado em maratonas no mundo. Li bons reviews sobre ele. Foi bastante utilizado na Maratona de Nova York. Se não me engano, entre os 100 primeiros colocados da prova, foi o tênis mais usado. E alguns maratonistas de elite africanos estão usando também. Particularmente ainda não testei, algo que pretendo em breve.

      Excluir
  6. Olá Rafael ! Adorei a matéria e gostaria de tirar uma dúvida.
    Comecei a gostar do mundo das corridas a 1 ano + ou - sou um corredor de esteira hoje participo de algumas provinhas de 5k e 10K com o Tênis Mizuno Wave Creation 14 e estou querendo dar vôos mais altos, você acha que com o Kinvara 4 vou obter uma melhor performance? porque ele bem mais baratos que a Mizuno e Asics ?tenho 1,75 / 77kilos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcos, você com certeza obterá melhor performance usando o Kinvara - é um tênis consideravelmente mais leve e rápido que o Creation 14. Tenha em mente, porém, que você está buscando performance, e com isso, antes de trocar de tênis, considere chegar nos 70 kg. Você não é um corredor pesado, porém como me parece preocupado em dar voos mais altos, mais importante pra você que trocar o tênis é perder peso (é claro que essa avaliação sobre perder peso ou não deve ser feita de maneira mais precisa, considerando seu percentual de gordura também).

      Excluir
  7. Realmente, o tênis é muito especial na corrida mesmo.

    ResponderExcluir
  8. Comecei a corre faz pouco tempo e estou amando.

    ResponderExcluir
  9. Rafa, tenho 1,69, 78 kg estou iniciando nas corridas de rua, minha pisada e neutra, que tênis devo comprar? legal sua site

    ResponderExcluir
  10. Boa Noite Rafa,
    Encomendei um Brooks T7 e gostaria de saber se ele é versátil como o Kinvara, pois me adaptei muito bem com ele tanto para treino como competição,
    abraço
    Fabio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Brooks T7 é ainda mais leve que o Kinvara. Considero o Kinvara mais "all-around", isto é, bom para qualquer tipo de treino. O Brooks T7 um pouco mais específico para competições. Parabéns pela aquisição, depois me diga o que achou. Estarei correndo com o Brooks T7 na maratona de POA.

      Excluir
  11. Artigo excelente, parabéns Rafa!
    Como corredora iniciante e indecisa quanto a que tênis comprar, te devo meu muito obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado! caso possua outras dúvidas pode entrar em contato comigo por e-mail. Valeu e volte sempre!

      Excluir
  12. uma dúvida, quanto ao Kinvara, impressão minha ou é muito dificil encontrar tênis da saucony em lojs fisicas n o Brasil, todo mundo comenta a Centauro, mas na maioria que fui não tem tênis, ou não estão expostos, e falaram da Velocita, mas lá parece que os modelos e numerações acabam rápido, alguem tem a mesma impressão que eu?

    abraços
    eu tenho o Kinvara
    excelente tênis de corrida

    ResponderExcluir
  13. Olá Rafael eu gostaria de saber qual tênis e melhor para corrida o asics ou mizuno? me disseram que o asics e mais confortável e o mizuno da um pouco mais de propulsão. Mas entre os 2 qual escolher? da muita diferença de propulsão ou não? e o conforto?

    ResponderExcluir
  14. Boa noite Rafael!!!

    Eu tinha 117kg e hoje peso 77. Meço 1,80 de altura, corro há 3 anos (desde quando comecei a perder peso). Comprei há um mes o Asics GT 2000 2, mas foi só beleza e nada de satisfaçao. O que me indica, pois quero investir pesado, desde que tenha prazer e satisfação nas corridas. Corro 40 km,s, semana e uma vez por mes, provas de 5 ou 10 km. Meu tipo de pisada eh neutra!

    Pode me ajudar?

    Abração!

    ResponderExcluir
  15. O triumfh da saucony é bom, pois tenho 102 KG 1,86 não sou gordo, jogo futebol e pratico musculação 2 x por semana, tbem algumas corridas em asfalto e terra, mais asfalto, qual indicaria! hoje tenho nimbus 15 e 16 e um sendai 2 estou querendo comprar um nike vomero 9 seria este ideal ou o kinvara aguenta.

    ResponderExcluir
  16. O que você acha do New Balance M890 V3, para quem pesa acima de 100kg ? Apenas para caminhada e corridas leves. E quem pesa menos, em torno de 70kg, é um bom tênis ?

    ResponderExcluir
  17. Rafa, lendo este artigo, tive vontade de adquirir um Skechers. Não corro, caminho rápido. Tenho 68 anos, mulher, um pouco acima do peso. Meu pé esquerdo tem a pisada normal, o direito é ligeiramente supinado. Estive vendo alguns modelos e não sei qual adquirir. Tem o go run ultra, o sweet spot, o next generation. Qual vc me indicaria? Grata e feliz 2015!

    ResponderExcluir
  18. Olá Rafael, após a leitura do artigo resolvi testar o saucony. Ontem adquiri o kinvara, de cara já me espantei com peso, pois eu corro atualmente com adidas energy boost e raramente com o mizuno crestion 14 e a diferença é bastante considerável. Estou ansioso para testa - lo na pista.

    Grande abraço

    ResponderExcluir
  19. Rafael, obrigado por dividir seu conhecimento!
    Estou começando agora a correr (já estou viciando), e gostaria de saber se esses tênis mais baratos, até R$250, são uma boa opção para iniciantes.
    Abs.

    ResponderExcluir